quarta-feira, 23 de maio de 2018


Congregação das Irmãs de Santa Doroteia

  1. A Congregação das Irmãs de Santa Doroteia é uma congregação de religiosas católicas, fundada em 12 de Agosto de 1834 por Santa Paula Frassinetti. Atualmente as irmãs doroteias estão presentes em várias partes do mundo e trabalham em colégios, paróquias e comunidades carentes.
  2. Paula Franssneti, vivendo em uma aldeia de pescadores Quinto al Mare, reúne em torno de si um grupo de doze moças e funda uma comunidade religiosa denominada Filhas de Santa Fé no dia de Santa Clara, a 12 de agosto de 1834. O grupo dedicava-se à evangelização de jovens e crianças carentes.
  3. Concomitantemente ao surgimento desta comunidade, o Conde de Passi chegou a Gênova, que se dedicava ao estabelecimento da Pia Obra de Santa Doroteia. O objetivo desta obra era o trabalho fora das instuições religiosas, no ambiente em que viviam as crianças e jovens que eram alvo do apostolado. Esta proposta foi aceita pelas Filhas de Santa Fé, que passaram a ser denominadas Irmãs de Santa Doroteia. As irmãs expandiram-se em Gênova e região e posteriormente foi aberta uma casa em Roma.
  4. As revoluções de 1848 atingiram o instituto religioso: foi um período de grandes convulsões sociais e conflitos com a Igreja. A decretação da Lei de Supressão das Comunidades Religiosas provocou o fechamento de algumas casas das irmãs. Entretanto, em 1866, o Instituto inicia sua expansão para além das fronteiras italianas e abre uma casa no Brasil, na Diocese de Olinda e Recife, a pedido do bispo Dom Manuel de Medeiros. No mesmo ano, estabeleceram-se também em Lisboa. Nestes locais, fundaram seus colégios.
  5. No início do século XX, foram fundadas as primeiras casas nos Estados Unidos. Posteriormente, alcançaram Malta, Bélgica, Espanha e Suíça. Na África, fundaram obras em Angola e Moçambique. Além destes países, estão presentes hoje no Peru, Inglaterra, China, Argentina, Bolívia e nas ilhas de São Tomé e Príncipe.
Fonte: http://doronomundo.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário